CREF16-RN E Notícias E CONSELHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LANÇA CAMPANHA SOBRE IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA SAÚDE NA PANDEMIA

CONSELHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LANÇA CAMPANHA SOBRE IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA SAÚDE NA PANDEMIA

set 1, 2021 | Notícias | 0 Comentários

O Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região e o Conselho Federal de Educação Física lançam no mês de setembro a campanha “Unidos em um só desafio: a saúde de todos”, que conta com uma série de ações para conscientizar a população sobre a importância da prática da atividade física acompanhada e orientada para a manutenção da saúde e da qualidade de vida, principalmente no período de pandemia, em que fortalecer a imunidade se mostra como uma das atitudes indispensáveis no combate aos sintomas mais fortes das infecções pelo novo coronavírus.

“Nunca o Profissional de Educação Física foi tão requisitado e tão importante para a promoção da saúde na sociedade através da atividade física orientado como em um momento difícil como esse em que estamos videndo. Por isso a importância de alertar sobre a nacessidade do combate ao sedentarismo, focando na saúde e não apenas na estética”, disse o presidente do CREF16/RN, Francisco Borges de Araújo.

Diversos estudos publicados nos últimos meses mostram a importância da atividade física orientada e acompanhada por um Profissional de Educação Física durante a pandemia. Um artigo realizado na França mostrou que a necessidade de ventilação mecânica foi maior para pacientes com alto índice de massa corporal. O estudo mostrou que 85,7% dos que precisaram desse tipo de intervenção apresentaram IMC igual ou acima de 35.

Por causa de resultados como esse, a Organização Mundial de Saúde, a OMS, aumentou a recomendação de tempo de atividade física semanal para 300 minutos, cerca de 40 minutos por dia, em sete dias por semana, para que se possa combater o sedentarismo.

O investimento na saúde através da atividade física também é uma orientação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a UNESCO. A entidade lançou um material,em março, defendendo que a Educação Física de qualidade deve ser uma ferramenta poderosa na proteção e recuperação dos jovens durante a pandmeia do novo coronavírus. Um artigo publicado pela Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins,nos Estados Unidos, apontou um aumento de 32% para 50% o número de crianças do ensino fundamental que fazem ao menos 25 minutos de atividade física, três vezes por semana, o que evita o equivalente a R$ 70 bilhões em custos médicos e salários perdidos ao longo da vida, reduzindo em até 340 mil jovens obesos ou com sobrepeso naquele país.

A campanha “Unidos em um só desafio: a saúde de todos” busca mostrar a importância do trabalho do Profissional de Educação Física na busca por mais saúde e qualidade de vida em uma série de ações como peças publicitárias no rádio, televisão e ônibus, produção de palestras e seminários, além de intensa promoção através das redes sociais e envolvimento dos próprios Profissionais de Educação Física, mostrando que o trabalho da profissão está muito além apenas na questão estética. A campanha chega no mês em que é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, 1º de setembro.

Skip to content