CREF16-RN E Notícias E SETEMBRO AMARELO : A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA CONTRA A DEPRESSÃO

SETEMBRO AMARELO : A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA CONTRA A DEPRESSÃO

set 9, 2021 | Notícias | 0 Comentários

Setembro é o mês dedicado à campanha de conscientização e de prevenção ao suicídio, que foi criada no ano de 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, o “Setembro Amarelo”. A depressão é a principal causadora desse tipo de morte. A doença é uma disfunção química no cérebro que afeta os neurotransmissores, como a serotonina. A melhor forma de prevenir e também tratar a depressão é cuidar da mente e do corpo. Os estudos mostram que pessoas fisicamente ativas apresentam mais qualidade na saúde mental.

A prática do exercício físico orientado é capaz de diminuir os níveis de ansiedade e de estresse de forma geral, já que produz substâncias como endorfina, serotonina e noradrenalina, estimulando as sensações de bem-estar, alívio e diminuindo os sintomas da depressão.

Um estudo publicado pela revista JAMA Psychiatry, em 2019, mostrou que o benefício da prática de atividade física para a saúde mental pode ser alcançado até por quem dedica cerca de 15 minutos diários para os exercícios. Um outro artigo, esse publicado na revista Neurology, mostra que se exercitar também ajuda a prevenir a demência em até 57%.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, estima que a depressão afete cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo responsável por cerca de 800 mil suicídios por ano. O suicídio é a segunda maior causa de morte de pessoas entre os 15 e 29 anos.

O Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região apoia a campanha Setembro Amarelo, reforça e importância da atividade física para a saúde mental e faz o alerta para que pessoas com sintomas de depressão busquem ajuda em entidades como o CVV pelo número 188 e também acompanhamento médico.

Mais detalhes sobre os estudos citados nesta matéria podem ser conferidos nos links em inglês:

https://n.neurology.org/content/92/12/e1322

https://jamanetwork.com/journals/jamapsychiatry/article-abstract/2720689

Skip to content