CREF16-RN E Notícias E Dia de Luta da Pessoa com Deficiência : a importância da atividade física para esse público

Dia de Luta da Pessoa com Deficiência : a importância da atividade física para esse público

set 21, 2021 | Notícias | 0 Comentários

O Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, definido como 21 de setembro, foi instituído por iniciativa de movimentos sociais no ano de 1982. A data lembra a importância de políticas públicas e ações em diversas áreas para melhorar acessos e qualidade de vida das pessoas com algum tipo de limitação.

A prática da atividade física orientada por um Profissional de Educação Física é um dos segmentos de muita relevância para esse público, sendo capaz de melhorar a qualidade de vida e auxiliando nos tratamentos de saúde dessas pessoas, através de trabalhos adaptados.

O Profissional de Educação Física pode desenvolver atividades voltadas ao público das pessoas com deficiências encontradas no Guia de Atividade Física para a População Brasileira, desenvolvido pelo Governo Federal, e distribuído gratuitamente. Apesar das limitações dessas pessoas, é preciso encontrar formas de contribuir com um dia a dia mais ativo, seja com atividades individuais ou em grupos, desde que as ações sejam sempre confortáveis e seguras.

O Guia de Atividade Física para a População Brasileira mostra que , entre os principais benefícios da prática de atividade física orientada por um Profissional de Educação Física, estão o aumento da força muscular, da resistência, da coordenação motora, do equilíbrio, da flexibilidade e da agilidade. Sem falar da melhora na circulação, aumento da imunidade,melhora no controle do peso adequado e na diminuição do risco de obesidade.

Você pode baixar gratuitamente o guia no link abaixo:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/documentos/pdf/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf

Skip to content