CREF16-RN E Notícias E OUTUBRO ROSA : EXERCÍCIOS FÍSICOS PODEM DIMINUIR O RISCO DE CÂNCER DE MAMA

OUTUBRO ROSA : EXERCÍCIOS FÍSICOS PODEM DIMINUIR O RISCO DE CÂNCER DE MAMA

out 8, 2021 | Notícias | 0 Comentários

No mês da conscientização da descoberta precoce do Câncer de Mama, o Outubro Rosa, o Profissional de Educação Física pode ser um importante agente de trabalho na luta contra o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer.

A atividade física regular e orientada é uma aliada contra o desenvolvimento da doença através da redução dos níveis de estrogênios circulares e da inflamação e melhora da sensibilidade à insulina. A atividade física também tem efeitos imunomodulatórios, que melhoram as respostas imunes e promovem a chamada “vigilância tumoral”. Os exercícios aeróbicos podem ainda reduzir o estresse oxidativo e melhorar os mecanismos de reparo do DNA, ajudando a controlar a carcinogênese.

Bourke et al (2013), em uma revisão da Cochrane, afirma que a maioria dos indivíduos com câncer são sedentários ou não ativos, e que diversas metanálises e ensaios clínicos randomizados para promoção da atividade física e exercício têm sido realizadas, com resultados positivos na melhora da qualidade de vida dos pacientes, assim como redução da fadiga, melhora das capacidades funcional e psicológica e diminuição do risco de morte pelo câncer.

Veja o texto completo no link abaixo (em inglês):

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24065550/

O Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região apoia a campanha do Outubro Rosa.O CREF16/RN reforça que o diagnóstico precoce é uma das principais formas de diminuir o número de mortes por Câncer de Mama no Brasil.

Skip to content