CREF16-RN E Notícias E NA SEMANA DO COMBATE AO DIABETES, ATIVIDADE FÍSICA TEM DESTAQUE NA PREVENÇÃO À DOENÇA

NA SEMANA DO COMBATE AO DIABETES, ATIVIDADE FÍSICA TEM DESTAQUE NA PREVENÇÃO À DOENÇA

nov 19, 2021 | Notícias | 0 Comentários

A atividade física é um aliado importante na prevenção ao diabetes, já que os exercícios físicos aumentam a sensibilidade à insulina nas células, o que significa que uma pessoa ativa precisa de menos insulina para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Um estudo publicado na PubMed Central mostra que pacientes pré-diabéticos que praticam exercícios de intensidade moderada aumentam essa sensibilidade à insulina em até 51%, já as pessoas que praticam atividades físicas de alta intensidade podem aumentar essa sensibilidade em até 85%. Todos os tipos de treinamento trazem benefícios, como atividades aeróbicas, circuitos de baixa intensidade e treinos de força.

Até pessoas diabéticas têm benefícios com a prática de atividade física. Um estudo publicado na American College of Sports and Medicine mostrou que os níveis de glicose no sangue de pessoas com diabetes tipo 2 permanecia em queda até 48h depois da prática de exercícios.

Veja os detalhes dos dois artigos abaixo (em inglês):

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32342452/

https://www.researchgate.net/publication/49643483_Exercise_and_type_2_diabetes_The_American_College_of_Sports_Medicine_and_the_American_Diabetes_Association_Joint_Position_Statement_Executive_Summary

Skip to content