GOVERNO ANUNCIA DATAS PARA REABERTURA DO SETOR DE ATIVIDADE FÍSICA NO RN

Publicado por admin em

O Governo do Rio Grande do Norte apresentou o cronograma de reabertura de diversos setores do mercado, já a partir desta quarta-feira, dia 1º de julho. A primeira fase do plano de reabertura contempla atividades de informação, comércio de vestuário e serviços de alimentação com até 300 metros, por exemplo. O setor fitness tem abertura programada para duas fases, a segunda no dia 15 de julho e a terceira no dia 5 de agosto.

Primeiro vão reabrir as academias ao ar livre e que não utilizem ar-condicionado, no dia 15 de julho. Nessa fase, estão contemplados estabelecimentos de atividade física como academias de ginástica ,box de crossfit e estúdios de pilates desde que tenham ventilação natural. No dia 5 de agosto, data para a segunda leva de reabertura do setor, vão poder abrir os demais estabelecimentos de atividade física, os que fizerem uso de ar-condicionado.

É importante lembrar que a abertura deve seguir os critérios e procedimentos determinados no programa de reabertura apresentado pelo Governo do Rio Grande do Norte, que traz um protocolo específico para academias e estabelecimentos afins. Entre as determinações estão: a abertura em horários que possam evitar o pico de movimento no transporte público; a limitação da entrada de clientes, com distanciamento de 2 metros entre cada um e regra de ocupação de 1 cliente por 6,25m² ; oferta de kits de limpeza e higienização para equipamentos de treino; diminuição de capacidade operacional; disponibilização de limpa sapato, toalha umidificada de hipoclorito de sódio; disponibilização de álcool em gel a 70%; limpeza de ambientes 3 vezes por dia, com fechamento de áreas por pelo menos 30 minutos; recomendação de medição de temperatura corporal com termômetro eletrônico; uso obrigatório de máscaras; utilização de apenas 50% dos aparelhos de cárdio, deixando um espaçamento de um equipamento sem uso para outro com uso; utilização de bebedouros apenas para reabastecimento de garrafas de água; liberação de uso por apenas 1 hora/dia por cliente; desativação de áreas de convivência como lanchonetes e áreas de estar.

“Desde o início da Pandemia, estávamos preocupados com a situação dos Profissionais de Educação Física e dos empresários do setor, mas principalmente com os beneficiários dos seus serviços. Tanto que chancelamos um parecer científico com regras rígidas de segurança elaborado por  Mestres e Doutores, para a volta das atividades físicas.Depois, enviamos ofícios às autoridades dos poderes legislativos e executivos com sugestões que amenizassem a situação de penúria que passavam e ainda passa a nossa área. Por último enviamos ofício ao Governo oferecendo um protocolo de segurança e solicitando uma reunião em regime de urgência. Não fomos atendidos. Assim, o que nos restou foi ingressar com uma ação na justiça pedindo a abertura das empresas da área fitness. Importante dizer que não queríamos abrir as academias de forma irresponsável. Mas deixar claro que os Profissionais de Educação Física tem competência e conhecimento para reiniciar no momento certo, suas atividades com os cuidados que os protocolos de biossegurança exigem. Aliás, esses protocolos farão parte das ferramentas de trabalho do Profissional de Educação Física a partir de agora”, disse o Presidente do CREF16/RN, Francisco Borges de Araújo CREF 001001-G/RN.

Categorias: Notícias

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.