Projeto CREF Móvel em Mossoró visita 95 academias e encontra 21 estabelecimentos irregulares

Com o objetivo de fiscalizar intensamente cada município da região Potiguar, além de estreitar os laços com o Profissional de Educação Física, o CREF Móvel fez sua primeira parada em Mossoró. Entre os dias 2 e 7 de abril a equipe de Orientação e Fiscalização do CREF16, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária, realizaram uma ação conjunta e visitaram diversos estabelecimentos da cidade. Foram 95 visitas na região e encontradas 61 academias regulares contra 21 irregulares; 10 fechadas definitivamente e três no momento da visita, além de 17 pessoas físicas exercendo ilegalmente a profissão.

Franklin Soares CREF 001228-G/RN, Conselheiro do CREF16 e Presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização, assegura que o CREF Móvel não vem para punir ninguém, e sim, trazer para o cidadão Mossoroense a certeza de um bom serviço dentro da atividade física, e afirma que “são 102 academias registradas na cidade, estimamos que quase 50 não tenha registro, nossa ideia é essa fiscalização intensa em todas as academias. O trabalho acontece o ano todo, mas essa foi uma ação especial que durou a semana inteira. Temos por objetivo estender a outras cidades do Rio Grande do Norte”, garante Franklin.

A Profissional de Educação Física Onara Costa CREF 001491-G/RN, sente que há muitas pessoas desqualificadas trabalhando na área, mas fica feliz por reconhecer que o CREF16 vem intensificando o seu trabalho. “Essas ações são primordiais que aconteçam com frequência, pois o que mais vemos são academias contratando pessoas que são leigas, e assim, ficamos sem o direito de exercer à nossa profissão”. Onara ainda afirma que a sua atuação é na área da saúde, e atenta para o fato de que não pode ser qualquer um que mexa com a vida e bem-estar da população.

“Priorizamos segurança, proteção e combate ao incêndio. Fazer esse trabalho agregado com o CREF16 só vem assegurar à população de que o estabelecimento precisa estar adequado, se não, irá sofrer punições”, afirma o cabo Sebastião do Corpo de Bombeiros. Para Miguel Silva, fiscal da Vigilância Sanitária do município, trabalhar em conjunto só traz benefícios “É uma ação fundamental e nós da VISA estamos muito felizes em fazer essa parceria com o Conselho de Educação Física, pois também auxilia o nosso trabalho, sempre em harmonia e de forma coerente e correta”.

Programação

Na sexta-feira (6) houve uma mesa redonda com a participação do CREF16/RN, Ministério Público, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. Na pauta, discutiu-se sobre a situação atual dos órgãos de defesa da sociedade e o trabalho desenvolvido pelos Profissionais e empresários das Atividades Físicas em Mossoró e região. Na ocasião, também aconteceu a entrega de Cédulas de Identidade Profissional com a participação do Presidente Borges.

No sábado a entrega de cédulas foi continuada e serviços administrativos e financeiros do CREF16 foram oferecidos. Todos os eventos foram realizados no Auditório do Complexo BioFit.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.