CREF16-RN E Notícias E Operação Verão do CREF16 acontece até o mês de março

Operação Verão do CREF16 acontece até o mês de março

fev 7, 2023 | Notícias | 0 Comentários

As equipes de fiscalização do Conselho Regional de Educação Física da 16ª região (CREF16/RN) seguem intensificando a fiscalização nas praias do RN em mais uma edição da Operação Verão. O objetivo é monitorar e coibir o exercício ilegal, realizado por pessoas que não são Profissionais de Educação Física. Até o mês de março, quando acaba a estação, serão visitadas as principais praias onde acontecem treinos funcionais e atividades ao ar livre. 

A ação teve início no mês de janeiro na orla natalense e segue por toda extensão do litoral potiguar.  Os agentes abordam instrutores e cobram o registro profissional. Em caso de flagrante por ausência do documento, o cidadão poderá ser autuado. Vale lembrar que, para exercer a profissão, além do diploma em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, é obrigatório o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Pessoas que exercem a profissão sem este registro podem ser denunciadas e processadas.

“Nós recebemos diversas denúncias em nossa Ouvidoria, alertando sobre pessoas que estão ministrando aulas e treinos funcionais nas praias, sem terem o devido registro profissional. Nossa fiscalização já atua nesses locais, mas resolvemos intensificar as ações para garantir o exercício legal da profissão”, destaca o presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF16/RN, Franklin Deweskley Soares (CREF 001228-G/RN). Para ele, também é importante que a população esteja atenta. “Os cidadãos precisam saber que não estão sendo atendidos por uma pessoa habilitada para aquela finalidade. Eles pagam por um serviço de profissional a alguém que não é profissional e isso pode acarretar problemas graves para sua saúde”, lembra Franklin. 

Através do www.cref16.org.br, o Conselho disponibiliza um link onde pode ser checado o nome da pessoa, e se a mesma é profissional ou não. Em caso negativo, o cidadão pode efetuar uma denúncia na Ouvidoria do Conselho, com acesso através do mesmo site. 

error: Content is protected !!