No período de 25 e 27 de setembro a equipe do Departamento de Orientação e Fiscalização (DOF) do Conselho Regional de Educação Física da 16° Região (CREF16/RN) percorreu 8 cidades do estado e interditou 5 academias. A ação ocorreu para atender denúncias advindas da sociedade potiguar acerca de irregularidades em estabelecimentos de atividades físicas, como também Profissionais, estudantes e pessoas físicas.
Na cidade de Santa Maria o objetivo era identificar quem ministra aulas de Treinamento Funcional numa praça pública, porém não foi localizada pelo DOF. Já na cidade de Riachuelo foi interditada a Academia Agitos por falta de registro após vencido o prazo de determinação judicial e uma outra foi detectada. Na cidade de Angicos as academias registradas Olímpio e Vip foram interditadas por pendências administrativas. Ainda foi localizada a academia Top Fitness, atendendo ao público sem registro; uma pessoa em atendimento como Profissional, sem formação foi notificada. Todos os casos receberam orientações e/ou autuações e serão encaminhados para os procedimentos legais.
Um dos casos mais graves foi identificado em Itajá, cidade próxima a Assú, onde quatro academias foram detectadas sem registro e sem a presença de Profissionais de Educação Física. Todos foram orientadas a suspender suas atividades imediatamente e concedido um prazo de 15 dias para se regularizarem.
Em Governador Dix-Sept Rosado detectou-se a existência de três academias também sem registro, e adotado o mesmo procedimento, ou seja suspender as atividades até a regularização. Uma pessoa física exercendo ilegalmente a profissão foi autuada e fiscalizado um Profissional de Educação Física que encontrava-se dentro da legalidade.
Das quatro academias existentes na cidade de Baraúna, duas foram interditadas, sendo uma por está com a documentação irregular por mais de um ano e a outra sem registro. Uma deixou de ser fiscalizado por está fechada e a quarta foi autuada por falta de Profissional durante o funcionamento. A fiscalização esteve em Grossos e identificou duas academias sem registro e uma outra registrada porem, com irregularidades. Todos foram orientadas aos devidos procedimentos legais. Já na cidade de Tibau a única academia existente e que é registrada estava fechada naquele momento.
Mossoró
A cidade de Mossoró foi alvo de maior atenção devida as inúmeras denúncias. Os agentes detectaram uma academia sem registro no bairro Nova Mossoró e que já se encontra em fase de registro; duas pessoas físicas atuando como Profissional de Educação Física declarando que são estudantes contudo sem comprovação acadêmica; quatro academias registadas, porem com algumas irregularidades; cinco academias regulares; duas estavam fechadas no momento da visita e ainda doze Profissionais de Educação Física fiscalizados dentro da legalidade. O Departamento também esteve em uma audiência na 10ª Vara da Justiça Federal acompanhado do Assessor Jurídico do CREF16/RN Gustavo Lima Neto.