No Brasil, cerca de 47% da população é sedentária, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Organização Mundial da Saúde fez um alerta de que, até 2030, 500 milhões de pessoas podem desenvolver doenças cardíacas, obesidade ou outras condições atribuídas à inatividade física. Com foco na mudança deste cenário, o sistema CONFEF/CREFs promoveu pelo quarto ano consecutivo a campanha Abril Verde, mês de combate ao sedentarismo. No Rio Grande do Norte, o Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região (CREF16/RN) realizou várias atividades voltadas tanto para a sociedade, quanto para os Profissionais de Educação Física. A ação também aconteceu nas redes sociais do Conselho, com posts diários mostrando que “ficar parado não pode ser uma opção”.
Em Natal, a programação começou com o Abril Verde no Parque, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, no Parque de Capim Macio. O evento contou com a participação de cerca de 70 pessoas, que puderam usufruir de serviços de orientação de saúde, massagem e diversas práticas realizadas por Profissionais de Educação Física. Além disso, também foram produzidos 700 panfletos informativos, enviados aos distritos de saúde municipais, reforçando a importância da prática da atividade física no contexto da saúde pública.
Já em Mossoró, o movimento Abril Verde aportou na avenida Rio Branco, junto ao projeto Viva Rio Branco, numa parceria entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Esportes e a Universidade Paulista (UNIP). O principal corredor da cidade foi interditado para a realização exclusiva de atividades de lazer e saúde, reunindo cerca de 4 mil pessoas. O destaque do evento foi um passeio ciclístico que reuniu crianças e pais, estimulando desde cedo a prática de atividade física. Além disso, também houve apresentação ginástica rítmica infantil, dança, aferição de pressão, medição de glicemia e atendimento fisioterapêutico.
No campo esportivo, o Torneio Abril Verde de Voleibol, realizado em São José de Mipibu, reuniu cerca de 100 pessoas entre atletas e público, enquanto o lançamento do Programa Avenida Ativa e do projeto “Cuidando e Avançando com Você”, em Pau dos Ferros, contou com a participação de mais 150 pessoas.
Além disso, durante todo o mês, a sede do Conselho recebeu diversas ações direcionadas aos Profissionais, como exame de bioimpedância, aferição de pressão, medição de glicemia e shiatsu.
O impacto positivo da programação foi visível: mais de cinco mil pessoas foram atingidas diretamente com todas as atividades realizadas, o que reforça o poder transformador do movimento Abril Verde e o compromisso com uma sociedade mais ativa e saudável.
Como parte do seu compromisso social, o CREF16/RN também se tornou ponto de recebimento de tênis em bom estado de conservação, que foram destinados ao Projeto Vôlei em Rede, realizado pelo Instituto Compartilhar, que há 27 anos transforma vidas. A iniciativa reforça o papel transformador dos projetos sociais, que não apenas promovem o acesso ao esporte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, mas também funcionam como importantes instrumentos de inclusão, educação e desenvolvimento humano.
“O combate ao sedentarismo é um desafio coletivo e contínuo. Precisamos incentivar o movimento em todas as fases da vida, pois a atividade física é uma aliada essencial da saúde, da prevenção de doenças e da melhoria da qualidade de vida. O Abril Verde mostra que é possível mobilizar, conscientizar e transformar realidades por meio da Educação Física, sempre com acompanhamento de Profissionais”, afirma Francisco Borges de Araújo (CREF 001001-G/RN), presidente do CREF16/RN.