Sessão solene homenageia os 50 anos dos JERNS

Inclusão, cidadania, qualidade de vida e transformação. Estes, entre outros impactos  positivos provocados pela prática de esportes  mereceram destaque durante a sessão solene que homenageou os 50 anos dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS). O evento aconteceu na última sexta-feira (05), na Assembleia Legislativa do RN. O vice-presidente do CREF16/RN, João Pessoa (CREF 000028-G/RN), representou o Conselho na solenidade.

Com a presença de atletas, ex-atletas, técnicos, familiares e amigos  dos homenageados, o  plenário da Assembleia Legislativa e galerias estavam lotados e a emoção deu o tom do evento, que contou também com a presença de diretores das Diretorias Regionais de Educação e Cultura, entre outros gestores do município e do governo estadual.

“Os JERN´s são de grande importância para a sociedade, pois atuam na construção de uma cultura cidadã e no desenvolvimento do espírito esportivo. Seus 50 anos são repletos de histórias de superação e de inclusão social, como resultado da prática esportiva”, destacou João Pessoa.

A atleta natalense Juliana da Silva, jogadora de vôlei de praia, que em 2009 foi considerada a melhor jogadora do mundo, fez um pronunciamento emocionado, relembrando passagens de sua trajetória, iniciada em escola pública. Ela citou a grande transformação de vida proporcionada pelo esporte, quando, após vencer os JERNS, em 1996, representando a escola pública estadual Jorge Fernandes, em Mirassol, na qual estudava, foi convidada a continuar seus estudos no colégio Marista, impensável na época para as condições financeiras dos seus pais, aonde estudou a partir da 8ª série do antigo ensino médio.

“O esporte é um dos maiores meios de transformação social.  Nos ajuda a ter disciplina e comprometimento”, afirmou a campeã. Juliana ganhou os JERNS, aos 13 anos de idade, quando fez dupla com Sara, em 1996, primeiro ano em que a modalidade de vôlei de praia foi incluída na competição e quando o Brasil foi campeão mundial nas Olimpíadas.  Ela foi a “atleta ouro” da competição. “Ali começava a construção do meu sonho, ali era a minha primeira olimpíada e sem querer eu estava colocando na minha cabeça um sonho que viria décadas depois”, disse.

 

Com informações do http://www.al.rn.gov.br.

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Formulário e-SIC

Preencha os campos abaixo com suas dúvidas que entraremos em contato em breve.