O Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região (CREF16/RN) participou, na noite desta quinta-feira (6), da colação de grau das turmas concluintes de 2024.2 do Centro Universitário Maurício de Nassau – Uninassau. A solenidade aconteceu no Boulevard Hall e reuniu formandos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem, Estética e Cosméticos, Farmácia, Medicina Veterinária e Nutrição.
A Conselheira Rosa Mendonça (CREF 000113-G/RN), que representou o CREF16/RN na cerimônia, ressaltou que é importante reconhecer o esforço e acolher com entusiasmo esses novos profissionais, nutrindo-os a novos sonhos, garantindo uma cidadania igualitária. “Foram anos dedicados a aprender sobre os mais variados aspectos do movimento humano, da cultura do corpo, da saúde, do bem-estar. Mas o maior desafio começa agora: fazer diferença na vida das pessoas, inspirando e promovendo saúde e qualidade de vida para sociedade. A nossa profissão ascende vertiginosamente. No Brasil, são mais de 650 mil profissionais registrados nos últimos 26 anos de regulamentação da profissão”, enfatizou.
A solenidade, que foi conduzida pelo reitor da Uninassau Natal, André Lemos de Araújo, contou com a presença de professores, autoridades, familiares e convidados dos concluintes. Além disso, também esteve presente o presidente da Federação da Indústria do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Roberto Serquiz, que foi um dos homenageados da noite. O curso de Educação Física esteve representado pelo Coordenador Pedro Agrícola, o paraninfo Rafael de Góis Tinoco e o patrono Luiz Fernando de Farias Júnior. O formando Lucas Eurípedes foi o representante da turma na condução do juramento da profissão.
O professor Vitor Leandro da Cunha, paraninfo do curso de Fisioterapia, falou em nome dos professores. “Hoje vocês se tornam profissionais da saúde e ser profissional da saúde, seja na fisioterapia, na estética, na farmácia, na enfermagem, na educação física, nutrição ou medicina veterinária, não é apenas uma escolha de carreira. É uma escolha de vida. Vocês escolheram cuidar. Escolheram aliviar dores, transformar realidades, devolver movimentos, autoestima, esperança e, em muitos casos, salvar vidas”, ressaltou.