O Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região (CREF16/RN) realizou nesta terça e quarta-feira a entrega de Cédulas de Identidade Profissional nos municípios de Caicó e Pau dos Ferros. O encontro contou com a presença do presidente do CREF16/RN, Francisco Borges de Araújo (CREF 001001-G/RN). 67 profissionais das duas cidades receberam o documento, que é o passaporte de entrada no mercado profissional de Educação Física. “É um momento que eu sempre prezo, o contato direto com os profissionais. São nessas ocasiões em que fico por dentro dos anseios e dos questionamentos dos nossos registrados”, afirma Borges.
A CIP é um documento importante para a identificação do profissional e tem validade de documento pessoal, pois carrega o número de registro no Conselho de classe, o número do CPF e do RG. Pode ser utilizada para identificação em qualquer situação que exija documento para comprovação de identidade. Além de ser exigida para concursos públicos, comprova a atuação legal como Profissional de Educação Física.
Clicks do encontro estão disponíveis no https://www.instagram.com/cref16rnoficial/.
Combate ao sedentarismo
O Conselho Federal de Educação Física, em parceria com os Conselhos Regionais de Educação Física, está realizando a campanha “Abril Verde”. O mês é dedicado ao combate ao sedentarismo e durante todo o período o CONFEF e os CREFs vão mostrar nas redes sociais os problemas causados pela falta de hábitos saudáveis. Além disso, a ação visa incentivar ainda mais a prática de atividade física orientada por profissionais de Educação Física.
De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde em 2019, cerca de 70% das pessoas do planeta são sedentárias e, por isso, correm mais riscos de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e obesidade.
As estatísticas mostram ainda que a falta de atividade física é responsável por 54% do risco de morte por infarto, 50% por derrame cerebral e 37% por câncer.