Setembro é o mês do profissional de educação física. E no Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região a programação começou mais cedo, com atividades no último final de semana na nova sede do CREF16/RN.
Na última sexta-feira (19), os conselheiros estiveram reunidos para conversar a respeito “Da Experiência, Coragem e Orgulho de ser Conselheiro”. No sábado, foi a vez dos coordenadores dos cursos de graduação de educação física se reunirem para tratar sobre projetos e trocar experiências. A programação contou com a participação do presidente do CREF16/RN, Francisco Borges (CREF 001001-G/RN). “Nós organizamos as atividades do mês de setembro com o objetivo de contemplar o debate e ações para todos os profissionais de educação física. Inclusive, também convocando os estudantes para os eventos. É importante que nós estejamos sempre dialogando em prol das nossas causas”, destacou Borges.
O professor doutor Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE) foi o responsável por apresentar os conteúdos durante os dois dias de capacitação. Catunda é docente da Universidade Estadual do Ceará e membro do Conselho Federal de Educação Física. Para ele, é importante unir forças em favor de ações para a valorização da profissão. Em especial, na Licenciatura em Educação Física e mudança da mentalidade sobre o potencial da intervenção no mercado de trabalho. “O CREF16 assumiu o protagonismo para inovação de procedimentos e atitudes, partindo de uma reflexão sobre o papel insubstituível e relevante dos Conselheiros Regionais. A responsabilidade com os rumos da profissão, requer do Conselho, a tomada de decisões que atendam aos anseios dos profissionais e defina qual papel social se espera que a Educação Física ocupe. Esse fato foi constatado, quando na continuidade dos encontros, reunimos os coordenadores de cursos de formação superior, para pensar colaborativamente nas parcerias entre o CREF16 e as IES do RN”, enfatizou Catunda.