A professora Dr.ª Kátia Brandão Cavalcanti (CREF 000011-G/RN) tomou posse como imortal da Academia Brasileira de Educação Física. A potiguar, primeira acadêmica do RN na ABEF, ocupará a cadeira de número 20, cujo patrono é o professor Sidirley de Jesus Barreto. O evento aconteceu no final da manhã do último sábado (15), na sede do Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região (CREF16/RN) e contou com a presença de convidados e autoridades.
A solenidade foi conduzida pelo professor Dr. Cássio Hartmann (CREF 000825-G/AL), secretário da ABEF, que lembrou, durante sua fala, sobre a importância da Academia. “A ABEF tem como finalidade a preservação da história, da memória da educação física e o acervo dos seus membros, bem como fomentar e incentivar o desenvolvimento da literatura, da educação física além da produção intelectual”, enfatizou.
A instituição, que foi criada em 2019, tem como objetivo imortalizar os profissionais que são referência na profissão por suas obras, lutas e legados. A indicação trouxe grande alegria para a homenageada da noite, que escreveu um texto em alusão à posse. “Sonhar com o Esporte de plena harmonia/ Para alimentar a nossa alegria/ Nos braços da sabedoria/ Nas asas da poesia./ Trazemos uma mensagem como sinfonia,/ Para o nosso coração entrar nessa sintonia!”, dizia uma das estrofes da poesia escrita por Kátia.
“Fico muito orgulhoso com o crescimento das instituições ligadas à educação física. O incentivo ao nosso profissional, em todas as suas esferas de atuação, é de grande importância para toda a categoria”, disse o presidente do CREF16/RN, Francisco Borges de Araújo (CREF 001001 G-RN)
Também participaram da solenidade o delegado regional da Federação Internacional de Educação Física e Esportiva, Hideraldo Bezerra dos Santos (CREF 000054-G/RN), e o secretário-adjunto de Esporte e Lazer, Canindé de França, que representou a governadora Fátima Bezerra.